Nossas próximas corridas:

– Dia 10/02/2019 – XTerra etapa Costa Verde (5k, 10k e 21k)
– Dia 17/03/2019 – Circuito WRun (4k e 8k)
– Dia 24/03/2019 – Circuito Rio Antigo – etapa Lapa (5k e 10k)
– Dia 12/05/2019 – Meia do Porto (21k e 5k)
– Dia 25/05/2019 – WTR Arraial do Cabo (32k, 21k, 10,5k, 6k)

Desafio de Duplas (HIIT & RUN) – Confraternização de Final de Ano

Obrigado a todos que compartilharam com a gente momentos especiais e participaram do nosso tradicional Desafio de Duplas. Foi nosso último treino na Lagoa de 2018, mas logo estaremos de volta…
Agradecimento especial a Cristiane Rolim que fez toda nossa ornamentação, Marcos Frazão pelas belas fotos, Dvitaminas Conde de Bonfim pelo apoio com o pós treino para os atletas, Açai Nuvica o melhor açaí de pote do Rio e a Noord especialista em moda para amantes do esporte.

Metodologia VO2PRO

Nossos professores possuem certificação de corrida pela VO2PRO, que é uma metodologia especializada em treinamento de corrida o que torna a nossa abordagem única, possibilitando aos nossos alunos uma melhora do condicionamento físico de forma rápida, eficiente e segura.

Usamos o método exclusivo de quantificação de cargas integradas para evolução da performance de forma inteligente, eficiente e segura.

Mais informações: http://www.vo2pro.com.br/

A Importância do aquecimento antes do início do treinamento

O aquecimento é uma atividade muito indicada antes do início de um treinamento, pois possibilita ganhos como torque, potência e pode evitar lesões nas articulações e nos músculos.

O aquecimento pode ser do tipo ativo ou passivo e geral ou específico. O ativo pode ser caracterizado por movimentos com menor intensidade capazes de elevar a temperatura  do corpo, dos tecidos e resultando em benefícios nas funções fisiológicas.

O aquecimento geral ativo possibilita uma mobilidade mais enérgica do organismo de modo geral, porque no momento de sua execução ocorre a movimentação dos grandes grupos musculares. Já o específico deve ser considerado um complemento do geral, pois consiste em exercícios com objetivo de movimentar músculos que serão usados durante a prática esportiva. Podendo então enviar grande parte do sangue para os músculos que serão mais recrutados, melhorando a oxigenação e o aquecimento propriamente dito.

Para Weineck, 2003 o objetivo central do aquecimento geral ativo é obter aumento da temperatura corporal e da musculatura, bem como preparar o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e para o desempenho motor.

Sendo assim nós da MP Run recomendamos que os alunos realizem sempre um aquecimento geral ativo antes do início do treino, de forma não muito intenso. E posteriormente seguir com o específico, englobando principalmente os músculos que serão utilizados no momento da execução da atividade física.

Referência bibliográfica:  Weineck J. Treinamento
Ideal. 9ª Ed. São Paulo: Manole, 2003.

Professor Bruno Leonardo
CREF 046773-G/RJ

Por que fazer avaliação física é importante?

É baseado nos resultados da avaliação que será estruturada uma planilha de treinos individualizada!

Nos dias atuais, a prática da corrida tem sido uma grande ferramenta na busca do corpo perfeito, melhora  do condicionamento,  controle do estresse e no tratamento e prevenção de doenças como hipertensão e diabetes.

Muito tem se falado, atualmente, sobre a prática correta de exercícios físicos e como eles devem ser feitos de forma segura e sem riscos à saúde. O acompanhamento médico é considerado essencial para qualquer prática esportiva, sendo ela amadora ou profissional. Para as atividades físicas ao ar livre, como a corrida, também são necessários avaliações, já que cada pessoa possui diferentes metabolismos.

De acordo com pesquisas realizadas recentemente este esporte tem crescido 20% ao ano, aumentando a demanda de produção de materiais esportivos e mão-de-obra especializada para suprir as necessidades dos corredores.

Sendo assim, nós da MP Run desenvolvemos esta avaliação com o objetivo de acompanhar nossos alunos de uma forma mais específica durante a corrida.

Este trabalho é realizado através das seguintes etapas: Anamnese, parâmetros físicos, composição corporal, avaliação postural, tipo de pisada e realização de teste de esforço submáximo de 1km.

Visando encontrar uma forma mais segura na prescrição do treinamento de corrida, utilizamos a frenqüência cardíaca para o controle da intensidade durante o treino, possibilitando uma elaboração genuína do treinamento para cada tipo de cliente ou objetivo.

Professor Gabriel Lima
CREF 045981-G/RJ

Atleta em Destaque – Ana Paula Carnielo Almeida

Nome, idade e profissão:
Meu nome é Ana Paula Carnielo Almeida. Tenho 34 anos e sou Analista de Projetos e Sistemas.

Quando e como veio a decisão de fazer os 50K da XC Itaipava?
A escolha de qual seria a minha primeira Ultramaratona foi algo muito bem planejado. Junto com o meu treinador Marcio Pierri pesquisamos algumas Ultras, analisamos os seus percursos, as organizações e os depoimentos de atletas. Quando eu visualizei na internet a XCRUN Itaipava, o seu percurso lindo e desafiador, e a sua marca “Redefina os seus limites”, eu não tive dúvidas de que esta seria a minha primeira Ultramaratona.

Os treinos para esta prova se misturaram com os treinos para a Maratona?
Sim. Utilizei não só os treinos para a Maratona, como a própria Maratona do Rio de Janeiro no planejamento de treinos para a Ultramaratona. E utilizei também várias corridas em trilhas, como as etapas Ilha Grande e Sana do Circuito de Corridas de Montanhas, XTerra Mangaratiba e WTR Arraial do Cabo.

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