A Importância do aquecimento antes do início do treinamento

O aquecimento é uma atividade muito indicada antes do início de um treinamento, pois possibilita ganhos como torque, potência e pode evitar lesões nas articulações e nos músculos.

O aquecimento pode ser do tipo ativo ou passivo e geral ou específico. O ativo pode ser caracterizado por movimentos com menor intensidade capazes de elevar a temperatura  do corpo, dos tecidos e resultando em benefícios nas funções fisiológicas.

O aquecimento geral ativo possibilita uma mobilidade mais enérgica do organismo de modo geral, porque no momento de sua execução ocorre a movimentação dos grandes grupos musculares. Já o específico deve ser considerado um complemento do geral, pois consiste em exercícios com objetivo de movimentar músculos que serão usados durante a prática esportiva. Podendo então enviar grande parte do sangue para os músculos que serão mais recrutados, melhorando a oxigenação e o aquecimento propriamente dito.

Para Weineck, 2003 o objetivo central do aquecimento geral ativo é obter aumento da temperatura corporal e da musculatura, bem como preparar o sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e para o desempenho motor.

Sendo assim nós da MP Run recomendamos que os alunos realizem sempre um aquecimento geral ativo antes do início do treino, de forma não muito intenso. E posteriormente seguir com o específico, englobando principalmente os músculos que serão utilizados no momento da execução da atividade física.

Referência bibliográfica:  Weineck J. Treinamento
Ideal. 9ª Ed. São Paulo: Manole, 2003.

Professor Bruno Leonardo
CREF 046773-G/RJ